Wednesday, February 10, 2010

Um Brasileiro na Fundação Milton Erickson

Meu interesse pela hipnose começou há alguns anos atrás, quando ainda lecionava no Curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza. Um dos meus alunos naquela época começou a falar a respeito do assunto e a usar algumas técnicas nos pacientes da clínica da faculdade. Confesso que a princípio eu era meio cético em relação ao tema, mas depois de ver com meus próprios olhos a eficácia da sua utilização me interessei pelo assunto e comecei a estuda-lo com mais dedicação.

Os meus estudos, inicialmente direcionados à hipnose clássica, me trouxeram até os trabalhos do Dr. Milton H. Erickson, de quem eu já havia ouvido falar alguma coisa quando estudei Programação Neuro-Lingüística. Daí pra frente foi um universo de possibilidades que se abriu e que me fez querer estudar com mais profundidade as aplicações terapêuticas e as técnicas de Hipnose Ericksoniana.

Neste caminho de aprendizado, na busca de quem pudesse me ensinar algo tão fino, tive bons mestres, mas tive também algumas decepções que me deixaram inseguro a respeito do que eu estava aprendendo e isso me fez querer conhecer a Fundação Milton H. Erickson e aprender diretamente com as pessoas que fazem parte dela.


A Fundação Milton H. Erickson é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada para promover e dar continuidade ao trabalho do Dr. Milton H. Erickson. A Fundação dedica-se à formação de profissionais de saúde e mantém rigorosos requisitos de elegibilidade para a participação nos seus treinamentos. Ela está localizada em Phoenix, capital do Estado do Arizona, no sudoeste dos Estados Unidos, onde o Dr. Milton morava e tinha seu consultório e onde ele começou a oferecer seus seminários didáticos e a formar alguns “discípulos” que hoje mantém a Fundação.


Foi assim que, em 10 de julho de 2009, depois de algum tempo de preparo e planejamento, desembarquei em Phoenix para participar de um treinamento intensivo de 3 semanas promovido pela Fundação. Estava empolgadíssimo em poder conhecer e estudar com pessoas que conviveram com o Dr. Erickson e aprenderam diretamente com ele sua filosofia e suas técnicas.


No primeiro dia fomos recebidos pelo Dr. Brent Geary, que é o Coordenador do Treinamento há 23 anos. Como é comum neste tipo de evento, ele pediu que fizéssemos um círculo com as cadeiras e nos apresentássemos. Fiquei surpreso como, num grupo relativamente pequeno (aproximadamente 30 pessoas), tínhamos representantes de praticamente todas as partes do mundo: EUA, Canadá, Espanha, Itália, Suécia, Áustria, Alemanha, Itália, Eslováquia, Irã, China, Índia e Austrália....e eu era o único representante da América Latina. Foi uma experiência incrível conviver por 21 dias com pessoas de culturas tão diferentes e todos reunidos com o mesmo objetivo. Tínhamos as aulas durante o dia inteiro e à noite nos reuníamos para assistir vídeos do Dr. Erickson ou de outro professor e treinar o que estávamos aprendendo.


Além das aulas tivemos a oportunidade de visitar a Fundação Milton H. Erickson, ter acesso à Biblioteca e a documentos pessoais e pudemos assitir a algumas filmagens do Dr. Erickson atuando que ainda não estão disponíveis para o público. Visitamos também a casa onde ele morou. Além do Dr. Brent Geary, tivemos aula com o Dr. Jeff Zeig, presidente da Fundação, e com o Dr. Stephen Lankton, ambos autores de vários livros de psicoterapia e hipnose ericksoniana. Além disso, tive a grata surpresa de termos aula com uma brasileira, Dra. Lílian Borges Zeig, que mora em Phoenix. Algo que me chamou muito a atenção no treinamento foi a excelência na organização e no planejamento das atividades didáticas, feitos pelo Dr. Brent Geary. Aliás, uma de suas qualidades era certificar-se a todo momento que todos estávamos entendendo o que estava sendo explicado e fazer com que praticamente tudo que víamos fosse colocado em prática logo em seguida. Vi nele uma pessoa com quem eu podia aprender as coisas com muita facilidade e, em uma das conversas que tivemos, descobri que ele nunca tinha vindo ao Brasil. Daí a planejarmos a vinda dele foi uma caminhada. E foi com muita satisfação que o Instituto Crescente trouxe o Dr. Brent Geary para o Brasil, oferecendo uma oportunidade única de aprendizado para quem não quer ou não pode ir tão longe. Ele esteve em Goiânia, ministrando um Workshop sobre Hipnose Ericksoniana entre os dias 19 a 23 de maio. Entre os participantes do Workshop tivemos pessoas ilustres como a Dra. Ângela Cota, diretora do Instituto Milton Erickson de Belo Horizonte e o Dr. Paulo Evangelista, grande nome da Hipnoterapia do Rio Grande do Sul.



Inscreva-se no nosso Canal do YouTube

Siga o Instituto no Twitter: instcrescente

Visite o nosso website e entre em contato!

No comments:

Post a Comment